top of page

A febre das academias femininas

Longe dos olhares masculinos, elas se sentem mais à vontade e focadas em seus objetivos.

A sensação do momento no mundo fitness são as academias especializadas para mulheres. Como já é tradição, cresce a procura por estes estabelecimentos na chegada do verão. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no Brasil o número chega em torno de 500, e a cada dia uma nova unidade é aberta.

Um dos exemplos é a Contours que surgiu em 1998, em Nichoasville, Estados Unidos, e hoje possui mais de mil unidades espalhadas pelo mundo, como África do Sul, Austrália, Canadá, China, Espanha, Índia, Inglaterra, Irlanda, México entre outros. Além de oferecer aparelhos específicos para o público feminino, esta academia mantém em sua grade um circuito de 30 minutos. Com os exercícios que garante às alunas a perda de 600 calorias por aula.

“Para completar os 30 minutos, é preciso dar duas voltas, ficando 55 segundos em cada estação”, explica a personal trainer Julia Leite. Para ter o resultado esperado, o ideal é que se façam os exercícios três vezes por semana, esclarece a profissional.

Segundo Julia os exercícios mais procurados pelas mulheres são os que trabalham o lado posterior das coxas e os bíceps, por causa do famoso “tchauzinho”. A personal acredita que com um ambiente longe dos olhares masculinos, as mulheres se sintam mais à vontade para fazer exercícios. E que outros fatores podem afastar o público feminino das academias como não estarem com o corpo em forma e por considerarem os espelhos seus inimigos.

De acordo com a gerente da academia Gisele Batista, a maioria das alunas tem entre 30 e 50 anos. Entre os exercícios mais pedidos nessa unidade são os que dão forma ao corpo. Ela lembra que é possível adequar as atividades a cada tipo de trabalho que a mulher deseja para seu corpo e seu organismo. No entanto é importante saber qual tipo escolher e dosar a vaidade na medida certa.

Aluna a seis meses da academia, Raquel Navalla, de 33 anos, afirma estar satisfeita com o ambiente que encontrou, por isso renovou seu plano por mais seis meses. “Espero ansiosa pelas aulas do circuito para ver as novidades que são bem variadas e direcionadas, além das professoras que são super experientes e sempre nos acompanham de perto para nos orientar da melhor forma”, diz.

Ao contrário de muitas mulheres, Raquel que é designer de sobrancelhas alega não se preocupar com o corpo perfeito, mas mesmo assim não se descuida “A busca pelo corpo perfeito não é saudável, pois leva muitas mulheres a fazer dietas rígidas e até mesmo provocar o vômito”, conclui.

Para Julia o jeito mais saudável para colocar o corpo em dia é fazendo exercícios físicos com a orientação de um profissional. Ela esclarece que os de aeróbica e musculação ajudam nessa proposta “A aeróbica contribui para melhorar e diminuir o porcentual de gordura. Já a musculação traz o aumento da massa muscular”, explica a personal.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page