top of page

TPM provoca mais de 150 sintomas


Nível extremo da TPM pode atrapalhar a rotina das mulheres. Conhecer os sintomas é favorável para combater o estresse e a ansiedade.

Muitas mulheres sofrem com Tensão Pré- Menstrual, a famosa TPM. E são nada mais, nada menos que 150 sintomas que anunciam a chegada do ciclo menstrual. Os mais comuns são acne, o cansaço, perda de apetite e a diminuição do desejo sexual. A ginecologista Tânia Amorim explica que a TPM é o conjunto de sintomas que aparecem durante algumas semanas antes da menstruação e desaparecem nos primeiros dias do ciclo. Ela esclarece que são muitos fatores que podem contribuir para esses sintomas “Alguns são os baixos níveis de minerais e vitaminas, a diminuição do cálcio, o excesso de sal e a ingestão de bebidas alcoólicas”, afirma. Essa fase pode ser classificada em quatro tipos: A, C, H e D, mas para a ginecologista isso não é uma regra, já que uma mulher pode apresentar um ou mais tipos. Segundo a Dr. Tânia a estimativa é que quatro entre dez mulheres que menstruam tenham alguns dos tipos de TPM e que são mais frequentes entre mulheres de 20 e 40 anos. O mais famoso é o A, quando as mulheres ficam mais ansiosas, agressivas, tensas e irritadas. O tipo C aumenta o apetite e a compulsão por doces, além da fadiga, dor de cabeça e palpitações. Já o tipo H tem o subto aumento de peso, aumento das mamas, dor e distensão abdominal. O último é o D, que são predominantes os sintomas de choro, sonolência ou insônia, confusão mental e depressão. Para Tânia fazer atividades físicas e mudar os hábitos alimentares ajudam a reduzir os sintomas da TPM. “É necessário desintoxicar o fígado, já que é um órgão ligado diretamente ao metabolismo dos carboidratos, gorduras e das proteínas e armazena as vitaminas e minerais”, informa. Alguns nutrientes amenizam e ajudam a controlar os sintomas da tensão pré-menstrual como a vitamina B1 que encontramos nas nozes, banana, frango, folhas verdes e legumes. Temos também as vitaminas B12, C, E, e o magnésio. A vitamina B12 é encontrada na carne vermelha, laticínios, fígado e peixe. Na laranja, limão, kiwi, acerola, abacaxi, morango, goiaba, caju e na cebola encontramos a vitamina C. A vitamina E evita as dores de cabeça, as dores nas mamas e as famosas cólicas e são encontradas nas castanhas, azeite de oliva, óleo de soja e de girassol, e na gema do ovo. Por último é o magnésio encontrado nas folhas verde- escuras, broto germinando, arroz integral, gergelim, grão-de-bico e amêndoas, além de ajudar no combate a tristeza, irritabilidade e o nervosismo. Para a professora de educação física Julia Cardoso, exercícios físicos são outros aliados no combate a TPM. Ela dá dicas dos mais indicados para cada tipo de sintoma. “Para as ansiosas a melhor atividade é a ioga e alongamento, as compulsivas por doces a caminhada, natação e hidroginástica, já para as depressivas os melhores são aeróbica em grupo, como dança e lutas marciais”, indica.


Nutrientes contra TPM

Encontramos alguns alimentos que ajudam a reduzir os efeitos da TPM, mas por outro lado existem também os que aumentam os sintomas e devem ser evitados. Para a nutricionista Ligia Carvalho, o consumo de alguns alimentos colabora para o aparecimento dos sintomas. “O uso em excesso de alimentos ricos em açúcar e gordura acabam causando certos incômodos, como o cansaço, dores de cabeça, cólicas, ansiedade entre outros”, afirma. Para Ligia deve-se evitar esses alimentos entre dez e 14 dias antes da menstruação. Outros que a especialista não indica são o café, chá preto, chá mate, refrigerante a base de cola e guaraná, pois aumentam a ansiedade e a tensão nervosa.

Olhar masculino sobre o assunto TPM Se existe algo que homens e mulheres compartilham da mesma opinião é sobre a TPM. Sabemos que não é legal e por estarem ao nosso lado os homens acabam sofrendo com os sintomas. Mas o que eles pensam sobre o assunto? Para alguns homens todas as mulheres, ou quase todas, sofrem de TPM e que são fáceis de identificar por causa do choro, do nervosismo e das brigas sem motivo. Eles afirmam que o melhor remédio é a paciência, e que na dúvida tenham sempre um chocolate guardado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page