top of page

Salões de beleza crescem no Brasil


A Escola e Salão de Beleza Essencial oferecem vários cursos relacionados ao ramo da beleza. Um dos mais procurados é o curso de cabeleireiro. Segundo a diretora da escola, Adriana Barboza, a procura pelo curso aumentou.

Em 2011 o Brasil teve um aumento de 53% com os gastos com o serviço e um total de 5.997 de salões registrados, o cadastro possui cerca de 9.486 empresas do ramo ativas. O Brasil ocupa o terceiro lugar ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. Segundo a Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), o número de salões no Brasil passaram de 309 mil para 550 mil entre 2005 e 2010. O número de profissionais cabeleireiros também aumentou em cerca de um milhão no mesmo período.

As aulas são realizadas no horário da tarde e a noite, por um preço abaixo do mercado. “Como tem pessoas que não podem pagar o curso a escola oferece a profissionalização com a possibilidade de algumas pessoas pagarem com prestação de serviços”, contou Adriana.


A diretora também afirma que o curso é uma oportunidade para os que sonham em ter seu próprio negócio. “Muitos alunos começam a atender em casa de parentes e amigos assim começando seu próprio negócio”.


Além do curso de cabeleireiro a instituição também oferece outros tipos de cursos relacionados, como o curso de técnica de coloração, manicure, maquiagem e noções básicas de massagem.

A recepcionista Ivone Machado, 53, fez todos os cursos pela escola e também atende em casa nas horas vagas. “Sempre gostei do ramo da beleza”, revelou. Ivone possui alguns equipamentos que a permite exercer a profissão atendendo amigos e familiares na sua própria casa.

Apesar de ser recepcionista Ivone tem o sonho de abrir seu próprio negócio, porém a dificuldade financeira ainda a impede “Já possuo alguns equipamentos, mas preciso de grandes investimentos para conseguir mais materiais, como pago aluguel, fica difícil entrar em uma dividida de um empréstimo”.

Ivone reconhece a importância de ter feito o curso que a ajudara no seu futuro profissional “O curso no CMEP me ajudou a descobrir que é isto mesmo que quero para minha vida”. Ivone ainda comentou que com o preço baixo do curso, a escola ajuda a quem deseja ter uma nova profissão. Formalização e a atualização Com o crescimento do ramo os profissionais foram em busca da formalização de seu negócio. Para entrar no mercado, o profissional precisa ir até o posto de atendimento do SEBRAE, solicitar a formalização e frequentar as palestras que são oferecidos pela instituição todas as quartas-feiras. “As palestras são orientações para que os profissionais não tenham dificuldades em gerar seu negócio”, afirma Elderci Maria Garcia consultora do SEBRAE.

Há mais de 20 anos, a cabeleireira Nilce Duarte Lima exerce a profissão e ressalta a importância dos cursos e atualizações para se manter ativa no mercado. “Eu procuro me atualizar em cada estação para ficar por dentro do que está chegando”, comentou Nilce.

Nilce da um conselho para quem está chegando ou quer iniciar seu próprio negócio nesta profissão. “Quem quer crescer, deve buscar formação e se atualizar, existe muitas portas abertas de salões de beleza que não se mantém porque acabam não se especializando, se renovando. Para fazer a diferença o profissional não deve ter medo de gastar tempo e dinheiro e assim se especializar e ganhar destaque”, afirmou a cabeleireira.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page