top of page

Como vivem as crianças no mundo

Cerca de um bilhão de crianças vivem em áreas urbanas em todo mundo, muitas estão foras das escolas e não tem acesso a serviços de saneamento básico e saúde. O trabalho infantil mesmo ainda sendo muito repudiado pela sociedade acontece por diferentes partes do mundo.


No Brasil mais de 27 milhões de criança vivem abaixo da linha da pobreza e fazem parte de famílias de renda mensal de até meio salário mínimo, dados revelados pelo UNICEF (Fundos das Nações Unidas para a Infância). No relatório apresentado aproximadamente 33,5% dos brasileiros vivem nessas condições e 45% são crianças.

Em um comunicado divulgado pelo UNICEF, o pesquisador Abid Aslam destacou que o aumento do número de crianças em áreas urbanas é gerado por mudanças de hábitos. De acordo com Aslam, antes as famílias iam para a cidades em busca de oportunidades, e agora há mais crianças nascendo nas cidades e os serviços de saneamento e saúde não acompanham esse movimento.

Segundo ele, a solução está na decisão política “não se pode permitir que determinados interesses mantenham o problema em segredo, deixando essas crianças invisíveis. Isso é algo que precisa mudar”, afirma. Abid citou como exemplos as favelas do Quênia e do Brasil como lugares sem infraestrutura adequada que leva ao aumento da violência e a ausência de itens básicos, como água potável e educação.

De acordo com a OIT (Organização Internacional do trabalho), os trabalhadores infantis vivem em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Existem no mundo cerca de 250 milhões de crianças entre cinco e 14 anos realizando trabalho infantil, pelo menos 120 milhões trabalham o dia todo e acabam não frequentando a escola e não brincam.

O trabalho infantil tornou-se um problema global, abaixo, segundo a OIT, a distribuição das crianças e adolescentes que trabalham no mundo: Portugal: cerca de 200 mil crianças Espanha: cerca de 500 mil crianças Alemanha: cerca de 600 mil crianças América Latina: cerca de 17 milhões crianças Ásia: cerca de 152 milhões crianças Nova Zelândia: cerca de 50 mil crianças África: cerca de 80 milhões crianças

A exploração de trabalho infantil é crime que deve ser denunciada as autoridades como a polícia e ao conselho tutelar. Hoje existem muitas ONGs pelo país que ajudam as crianças a terem uma vida normal. Crianças que vivem em lugares diferentes mas, que tem uma coisa em comum: são crianças.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page